Lançamento do livro "Clube da Leitura, volume III"



CLUBE DA LEITURA VOLUME III


O Clube da Leitura lança sua terceira antologia de contos, Clube da Leitura, Volume III, dia 30 de julho, na Editora Oito e meio (Travessa dos Tamoios, 32 C – Flamengo, Rio de Janeiro). O livro é organizado pelos autores Daniel Russell Ribas e Guilherme Preger. A capa é ilustrada pelo quadrinhista Johandson Rezende, autor de Cartoondelia (2015), lançado pela mesma editora.

Clube da Leitura, Volume III reúne 33 contos dos participantes mais ativos do coletivo nos últimos três anos. A coletânea 21 autores estreantes, enquanto 14 já têm livros publicados – sete com uma obra publicada e outros sete com mais de um livro lançado. São eles: Igor Dias (Para além dos sonetos breves, Oito e meio, 2013, e Dinamarca, Oito e meio, 2015), Vivian Pizzinga (Dias roucos e vontades absurdas, Oito e meio, 2013, e A primavera entra pelos pés, Oito e meio, 2015), Guilherme Preger (Capoeiragem, 7Letras, 2003; Extrema Lírica, Oito e meio, 2014) e Fernando Sousa Andrade (Lacan por Câmeras Cinematográficas, Oito e meio, 2013, e Poemometria, Oito e meio). Tiago Velasco (Prazer da carne; Petaluma, Oito e meio, 2014), Beatriz Moreira Lima (Tempos Férteis, 7Letras, 2008), Thiago Mourão (Java Jota, Patuá, 2015), Felipe Boaventura (A Cidade é um rim, TextoTerritório, 2015), Walter Macedo Filho (Nebulosos, 7Letras) e Danielle Schlossarek (Irene na multidão, Oito e Meio, 2013). 

Dos participantes, oito já haviam sido publicados na segunda antologia, de 2011. Outros participaram de coletâneas e/ou mantém colunas e blogs literários (ver minibiografias em anexo). Entre os integrantes, está o best-seller Raphael Montes (Suicidas, Benvirá; Dias Perfeitos, Companhia das Letras) e o elogiado Rafael Sperling (Festa na usina nuclear e Um homem burro morreu, Oito e meio). Tiago Velasco, um dos autores, ficou em quarto lugar no Prêmio Off Flip de Literatura deste ano, com o conto “Essas pessoas na sala de jantar”. Em 2013, Francisco Ohana foi o terceiro colocado na mesma premiação.

O que é o Clube da Leitura

 

O Clube da Leitura é um evento literário voltado à prosa criado em 2007 num sebo do Rio de Janeiro e que vem se mantendo ativo nestes oito anos. O encontro gerou duas antologias, uma em 2009, “Clube da Leitura: Modo de Usar” (edição independente), e em 2012, “Clube da Leitura, Volume II” (Editora Flâneur). 

No formato de roda de leitura e escrita, os integrantes se reúnem quinzenalmente às terças-feiras, à noite, num período aproximado de três horas. Com frequência média de 15 pessoas por noite, o evento é totalmente aberto ao público sem necessidade de inscrição. 

Os encontros seguem uma dinâmica de duas rodadas: a de motes e a de contos. Na primeira, são lidos textos já publicados. O gênero é livre – de trechos de conto ou romance a crônicas e reportagens, de artigo acadêmico ou científico a post de blog, desde que em prosa. Um deles será eleito mote para o próximo encontro. Na segunda rodada, os participantes leem de forma anônima contos baseados no mote do encontro anterior. Não há obrigatoriedade nem de leitura, nem de escritura. 

Serviço:

Clube da Leitura, Volume III
Horário: 19:00 – 22:00
Dia: 30 de julho
Endereço: Travessa dos Tamoios, 32 C – Flamengo, Rio de Janeiro 

CLUBE DA LEITURA

Quando: Quinzenalmente às terças-feiras.
Horário: 19:00-21:00
Endereço: Sebo Nova Baratos – Rua Paulino Fernandes, 15 – Botafogo, Rio de Janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comprar um poeta, por Afonso Cruz

Homens não choram

Cultura: uma visão antropológica, de Sidney W. Mintz