Ingredientes frescos - Daniel Russell Ribas



Ingredientes frescos



Sou um gourmet, jamais um sátiro. Meu paladar é meu guia e nada me falta. Enquanto a humanidade se expressa em funções intelectuais, fisiológicas e, às vezes, pragmáticas, minha fome manteve um sentido denotativo. A comida possui uma função maior do que a sustentação do corpo ou um toque de luxúria. É a aura que me queima à perdição. Por isso, pode soar paradoxal (não que me importe) relatar que minha primeira vez foi com as melecas de nariz na tenra idade de oito anos. A variedade em formato, consistência e gosto, do mais empedrado ao líquido, passeando por volume e seu toque na língua se tornou uma formação involuntária. Um estranho desejo avolumou-se em minha carne e gritei. Foi como se uma parte de mim sofresse uma mutação. Ao longo dos anos, entendi o que ocorreu; minha iniciação precoce. 

Aos poucos, fui à busca de novos sabores. Em curto prazo, notei que havia uma diferença significativa entre posicionamento, quantidade e manipulação. Eu desprezava produtos industrializados. Ódio é uma definição desnecessária, pois objetos de fábrica nunca mereceram tamanha paixão. Isto ficou mais claro quando visitei meus avós em um sítio e a empregada deles nos preparou um prato típico: galinha a molho pardo. O êxtase começa em relembrar os detalhes, desde embriagar a refeição com um copo generoso de cachaça, vê-la trôpega, se estender e sentir o calor do sangue que espirrava de seu pescoço recém-cortado. O cheiro do corpo em uma poção escarlate borbulhando invade minhas narinas e provoca vontades à mera rememoração. Aquele foi meu literal batismo em sangue. A noção de ingredientes preparados na hora é o clímax na pirâmide.

Entrei no limbo masturbatório chamado internet com o propósito exibicionista de mostrar como, onde e por quê se deve comer bem. A intenção nunca foi ensinar, pois seria impossível em uma ordem tão individualista quanto se alimentar. Embora precise admitir que descobri um novo prazer, complementar a descrever sensações: destripar reputações. Se antes a ideia de ir a um estabelecimento de qualidade inferior era uma ofensa, transformou-se num desafio. Eu era a Esfinge, exigindo ser decifrado para evitar um destino como restos intestinais. Com a reputação que ganhei por minhas avaliações, tinha os meios financeiros e a condições logísticas para o intento.

O primeiro soco que dei após a chegada da fama foi no Mishima, um restaurante japonês. O sushiman era um velho cuja família há oito gerações se especializara na arte do preparo de refeições. Eles criaram facas e plantavam arroz em sua propriedade com este propósito. Lendários. O dono fechou o lugar só para mim e ofereceu todos os préstimos de sua equipe. O sushiman retirou com uma pegada firme um salmão do aquário e o pôs a minha frente. Observei com frio prazer o bicho estrebuchar até ter sua cabeça cortada. Sorri. Enquanto ele limpava e cortava o interior, notei uma bela mulher asiática com um quimono vindo em minha direção. Ela parou ao lado, fez uma reverência e sua roupa deslizou pelos ombros. Sua nudez era bela e tímida como uma boneca de porcelana. Ela se abaixou e fez sexo oral em mim. Os movimentos de sua boca em meu pênis vinham no mesmo ritmo com o que sushiman preparava minha refeição. Gozei no momento em que o prato fora finalizado. Após terminar, agradeci a todos e me retirei. Sou bom em dissimular emoções e manter uma expressão distante. Após uma hora, publiquei a resenha em que mencionava a ligeira tensão em pontos na carne, a ausência de corte retilíneo em certas peças e a inconsistência no arroz, que alternava de maneira desarmônica grãos maiores com menores e a viscosidade. Oito dias depois, o preparador, um dos últimos membros em uma dinastia, com 88 anos, fez hara kiri. Talvez o corte em seu próprio estômago tenha sido mais firme.

Vieram outros e sobre seus corpos dancei gracioso. O prazer que sentia começou a esvanecer e senti que precisava de um desafio. Publiquei um aviso na minha coluna: “Caso se provem dignos de meu apetite, serão recompensados. Ou, então, devorados! Decifrem-me.” Fui convidado no dia seguinte para um restaurante cego. Em essência é um local sem qualquer iluminação em que somos servidos por funcionários cegos. Você não sabe o que vai comer ou quem estará na mesma mesa que você. Dizem que a experiência enaltece seus sentidos, o que é verdadeiro até algum ponto. Após um tempo cuja mente não sabe precisar, me serviram um sashimi gelado. Ao manipular com o hai chi a comida, senti uma pequena pulsação. Encostei de novo e a batida surgiu uma segunda vez. Ouvi um som similar a um coaxar enfraquecido. Passei com a ponta de madeira em uma superfície fina. Uma vibração forte me balançou. Peguei o ingrediente e o mordi com gosto. O ruído foi alto. Parti para a peça que palpita e o mastiguei. O resto da refeição foi em silêncio contemplativo. Quando saí, soube que o prato era sashimi de sapo, que consiste em um sapo vivo com as pernas esfoladas em um balde de gelo. Dei oito estrelas, o mais alto grau que dera em minha cotação.

Dediquei-me à busca de pratos vivos, de peixes a cachorros, preparados com diversos molhos, saladas e complementos nos mais obscuros lugares ao redor do globo. O lado infeliz de minha obsessão foi a retirada de patrocínio devido aos comentários negativos e pedidos de boicote à minha coluna. Nunca racionalizei como uma vaca, que aceitamos como combustível orgânico, pode ser diferente de um animal doméstico. Divertia-me pensar em um universo paralelo em que porcos eram tratados com brinquedos tolos e visitas ao pet shop e gatos criados para se tornarem recheio de espetos.

Estava ao fim de minhas economias, porém determinado. Oito anos se passaram, eu tinha material para oito livros sobre culinária extrema e há oito anos tinha meu estômago como residência fixa. Não me importava com os quartos pequenos e úmidos, as roupas sujas e suadas ou ter que usar de métodos ilegais, como roubo e matar, para seguir o que era uma missão vital. Finalmente, em uma pensão em Copenhague recebi um convite para um jantar no castelo de um psiquiatra lituano. Fui.

Ao chegar, tive que dizer a senha: “Wendigo”. Fomos à sala de jantar, que tinha uma mesa Chippendale. Logo, invadiu-me um odor adocicado e tudo se tornou preto. Recobrei minha consciência para me ver deitado na mesa. Minha barriga estava aberta e os convidados pegavam pedaços cortados de minhas entranhas e cozinhavam com manteiga e manjericão em pequenas frigideiras. Pedi um pedaço. Mastiguei sem pressa e aproveitando cada instante de consciência de meu sabor. Deliciei-me. Murmurei: “Carne de minha carne...” e dormi o sono de Sileno, o mais sábio dos sátiros.

Conto escrito para o encontro de 09/06/2015
  

  

Daniel Russell Ribas é membro do “Clube da Leitura” (http://clubedaleiturarj.blogspot.com.br), que organiza evento quinzenal. Escreve no blogue “Entre a rua e o meio fio” (http://multiconto.blogspot.com.br/), em parceria com o poeta Henrique Santos. Colabora como resenhista para o site “Boletim Leituras”. Mantinha o blogue “Poema Diário” (http://pordiaumpoema.blogspot.com.br/), em que publicou poesias de autores diferentes. Organizou as coletâneas “Para Copacabana, com amor” (Ed. Oito e meio), “A polêmica vida do amor” e “É assim que o mundo acaba”, ambos em parceira com Flávia Iriarte e publicados pela Oito e meio. Participou como autor dos livros “Clube da Leitura: modo de usar, vol. 1”, “Lama, antologia 1” (publicação independente), “Clube da Leitura, volume II”, “Sinistro! 3”, “Ponto G” (Multifoco), “Caneta, Lente & Pincel” (Ed. Flaneur), “Veredas: panorama do conto contemporâneo brasileiro” e “Encontros na Estação” (Oito e meio).

Comentários

  1. kkkkkkkkk
    Excelente desfecho pra um comedor compulsivo de palavras viscerais.
    Sugiro degustar uma simples porção de batatas fritas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comprar um poeta, por Afonso Cruz

Homens não choram

Cultura: uma visão antropológica, de Sidney W. Mintz