Trecho do livro "O anjo”, de Ricardo Reys



O autor Ricardo Reys esteve no Clube da Leitura de 10/06/14. Ele leu um texto de seu livro, “O anjo", transcrito abaixo.


O anjo

“Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes
confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?...
Não foi tampouco aos anjos que Deus submeteu o mundo
vindouro de que falamos?”
Hebreus capítulos 1 e 2, versículos 14 e 5

No começo do novo século, o terror mudou. Não mais tinha nome, o inimigo não podia ser rotulado. Não mais se sabia de onde vinha, estava espalhado, impregnado nos cantos de um mundo hipócrita e ilusoriamente globalizado.
Apontar mísseis para um país, bloquear economicamente outro, vigiar o espaço aéreo, nada disso importa mais. O mundo pedia por uma proteção muito mais eficiente, muito mais letal, temível. Tão temível quanto ele próprio se tornou.

“Apresentou-se a mim um homem de Deus, disse ela, que tinha
um aspecto de um anjo de Deus, um extremo terrível. Não lhe
perguntei de onde era, nem ele me deu o seu nome.”
Juízes capitulo 13, versículo 6

E então eles vieram. Suas roupas negras escondem seus pecados, terminando na capa caída até o chão, tal como asas recolhidas prestes a se abrirem. As mesmas que os fazem levantar voo, cruzando a fronteira das trevas enquanto munidos com sua espada; esta que nada mais é do que o revólver prateado que levam na cintura. Eles não têm nomes, sendo conhecidos por seus atos, e não pelo que são. Ninguém nunca os viu, exceto quem já está morto.
Eu não peço para que me compreenda, minha querida, quero apenas te ajudar a entender em que eu te envolvi, além de pedir desculpas por tudo. Mas no mundo de mentiras em que vivemos, não é a forma que elas se apresentam que nos deixa entristecidos e sim, a maneira como as usamos. Agora, se me permite, tenho livre consciência que te contei tudo. Por que deve acreditar em mim?

“A palavra anunciada por intermédio dos anjos era a tal ponto válida,
que toda transgressão ou desobediência recebeu o justo castigo.”
Hebreus capitulo 2, versículo 2

Porque sou um desses anjos também.
Minha princesa...


(do livro “O anjo”, Editora Verve”, 2013)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comprar um poeta, por Afonso Cruz

Homens não choram