Coisas na cabeça de um guri, por Camilla Agostini


Tomar um brinquedo nas mãos, pousá-lo logo à frente e vê-lo mover. Se a casa de bonecas da prima abre portas e janelas, deixando as mãos apertadas entrarem, seus pequenos balanços em formato de carrossel giram e a lembrança voa para o dia no parque de diversões. Luzes coloridas e brinquedos emocionantes, assustadores com uma dose de aventura. Montanha russa, trem fantasma, bate-bate. Esperava a chuva passar para que logo pudesse ir aos balanços da pracinha, enquanto giravam ali no chão da sala as cadeirinhas coloridas nas mãos do guri. A praça era o que restava depois da temporada do parque na localidade.
Esse mesmo piá esteve um dia instigado em como tanta coisa podia parar dentro de uma garrafa de vidro. Olhava bem e desafiava o pensamento, imaginando a engenharia necessária para passar um boneco articulado de madeira pelo gargalo. Averiguava com as pontas dos dedos que não havia marcas na garrafa, a única entrada possível era a diminuta boca e insistia em uma resposta até cansar as ideias e a mente. Nunca chegou a um resultado de como aquele enorme boneco feito de pedaços de madeira e linha punha-se de pé ali dentro.
Brilhava os olhos vendo o moço que o povoado achava meio doido, de passagem na cidade, com a sua guitarra vazada de estrelas e seu corpo de metal rústico. As músicas que cantava, ao toque de cordas metálicas, falavam de cometas, do universo, de profecias e de seres encantados para o pessoal em frente à igreja naquelas noites quentes de verão. O moleque voava desperto com a cantoria, hipnotizado pelo som desafinado do instrumento tocado pelo moço cabeludo de barba e chapéu engraçado. Forasteiro que vivia atrás da lua e dos sonhos.
Seu tio certo dia montou um incrível boneco com restos recolhidos no ferro velho. Foi a glória ver cacarecos virarem super-herói e um foguete para onde levava suas ideias a criar histórias e a perguntar às estrelas da música que não lhe saia da cabeça, quantas coisas lhe caberiam na imaginação.

(conto vencedor do encontro de 14/05/2019)

"Camilla Agostini, carioca, arqueóloga e historiadora. Todos os objetos mencionados no conto podem ser visitados no Museu do Folclore, na cidade do Rio de Janeiro".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comprar um poeta, por Afonso Cruz

Homens não choram

Cultura: uma visão antropológica, de Sidney W. Mintz