Tratado do uso das mulheres, de Rubem Fonseca


'Foi tudo uma coincidência'.
'Coincidências não existem.'
'Não existem?'
'Vá lá, existem. Mas não resultam em nada.'
'Um amigo meu estava andando numa rua da cidade e um infeliz resolveu se matar, pulou da janela de um prédiio e caiu em cima do meu amigo que passava. Os dois morreram. Não foi uma coincidência? Com resultado, trágico, aliás.'
'E você se chamar Francisco Nunes Correia é a importante coincidência que levou você a querer escrever esse livro?'
'É.'
'O nome do sujeito é Francisco Nuñes Oria. Não é Nunes Correia. Ele nasceu em mil quinhentos e tantos, na Espanha.'
'As coincidências podem ser plenas ou parciaisl. Eu também sou médico, como ele era. O tratado que ele escreveu é de 1572, o final do número do meu telefone.'
'Que coisa mais boba.'
'Coincidências parciais são muitas vezes mais importantes do que as plenas. E não se esqueça de que o tratado dele, como o que eu pretendo escrever, é um guia prático e higiênico sobre o coito. E isso hoje em dia é mais necessário do que em 1572.'
'E você tem que usar o mesmo título: Tratado sobre o uso das mulheres? Uso? Uso das mulheres?'
'Não sejamos hipócritas. O que os homens fazem com as mulheres na cama senão usá-las?'
'Então você me usa?'

'Digamos que eu me sirva de você, como se fosse uma iguaria. Ao praticar com você a introductio penis intra vas, eu te como, como dizemos muito apropriadamente em nossa bela língua.'
'Eu também te como. Você deveria chamar o seu livro de Tratado do uso das mulheres e dos homens.'
'Vocês mulheres dizerem que nos comem é um emprego novo desse vocábulo. Que digam. Mas a metáfora não é perfeita'.
'Quais são os temas que você pretende abordar?'
'Assim como o meu quase xará, farei inicialmente um levantamento dos estudos realizados no período compreendido entre o começo do século V e meados do século XV e de antes mesmo, pois os medievos se basearam muito em Galeno. Mas você quer saber quais são os t´picos. São variados. Por exemplo: de que maneira o uso das mulheres pode ser danoso ou proveitoso; como resistir às tentações da carne; os riscos higiênicos, os riscos dos excessos; o coito como uma atividade imprescindível para assegurar a saúde do corpo e da mente humanos. Tenho aqui cópias desses velhos tratados sobre o assunto. Por incrível que pareça ainda existem nos dias de hoje, não tão repressivos quanto na Idade Médica, preconceitos puritanos que condenam o prazer sexual'.
'Você vai perder muito tempo para fazer isso.'
(...)
'A igreja, no século XXI, ainda se prende, de certa maneira, aos ditames bíblicos sobre a necessidade de reproduzir, como está no Genesis, 1,28. Para esses fanáticos, indiferentes ao fato de viermos num mundo em que existe gente em excesso, o objetivo do coito seria a geração de novos seres. Mas a finalidade do coito deve ser o prazer. Não vou, portanto, ao contrário do meu antecessor, ensinar também a usar as mulheres para fazer filhos. Exatamente o oposto'.
'Porém, um dos tópicos mencionados por você é como resistir à tentação da carne. Não é um apelo á castidade?'
'Não, claro que não. Eu estou numa festa e uma mulher extremamente atraente me leva para o banheiro para que eu a coma. Estou morrendo de tesão por ela, mas não tenho uma camisinha comigo. Então tenho que resistir à tentação da carne'.
'Que festas são essas que você frequenta?'
'É uma situação hipotética.'
'Fala a verdade. Já aconteceu isso com você? Confessa, diga: aconteceu antes de eu conhecer você.'
'Aconteceu antes de eu conhecer você'.
'E você resistiu?'
'Não. É por isso que eu sei que a carne é fraca.'
'A mulher confiou em você. Mas você me disse que a regra de ouro nas relações sVocê vai ensinar uma coisa que não sabe fazer.'
'Não sabia.'
'Esse episódio do banheiro foi há muito tempo?'
'Há quanto tempo nos conhecemos?'
'Um ano, dois meses e vinte e dois dias.'
' Esse detalhe me deixa emocionado. Vinte e dois dias?'
' E seis, não, sete horas.'
'Eu devia casar com você.'
'Que merda, anda, fala logo, há quanto tempo você comeu no banheiro essa vadia sem preconceitos puritanos?'
'Uns dois, três anos.'
'Aids fica incubada por muito tempo, sabia?'
'Depois daquele comportamento imprudente fiquei muito preocupado e fiz um monte de exames.'
'Quero ver a data e o resultado do último.'
(...)

publicado no livro Contos para ler na cama, Record, 2005

Mote lido por Vivian Pizzinga para o encontro de 22/08/2017 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comprar um poeta, por Afonso Cruz

Homens não choram