O Deus da Carnificina, de Yasmina Rezza






ANNETTE                    Vocês têm outros filhos?

VERÔNICA                  O Bruno tem uma irmã de nove anos, a Camila. Que está zangada com o pai dela porque ele se livrou do hamster ontem à noite

ANNETTE                             Se livrou do hamster?

MICHEL                       Me livrei. Hamsters fazem um barulho medonho à noite. São seres que dormem de dia. O Bruno não aguentava mais, estava ficando maluco com o barulho que o hamster fazia. Para dizer a verdade, há muito tempo que eu tinha vontade de me livrar dele, aí eu pensei: não, agora chega, então eu o peguei e coloquei na rua. Eu achava que esses animais gostavam das sarjetas, dos esgotos, nada disso, ele ficou petrificado na calçada. Na verdade, não são nem animais domésticos, nem animais selvagens, não sei qual é o meio natural deles. Se forem largados numa clareira, eles também ficam tristes. Não sei onde podem ser colocados.

ANNETTE                             Deixou o pobrezinho lá fora?

VERÔNICA                  Deixou e disse para a Camila que ele tinha fugido. Mas ela não acreditou.

ALAIN                                   E de manhã o hamster tinha desaparecido?

MICHEL                                 Desapareceu.

VERÔNICA                           E você, é de que área?

ANNETTE                             Sou conselheira em gestão de patrimônio.

VERÔNICA                  Seria pedir demais… me desculpem por ser tão direta, que o Ferdinando se desculpasse com o Bruno?

ALAIN                                   Seria bom que eles se falassem.

ANNETTE                    Ele tem que se desculpar, Alain. Tem que dizer para ele que sente muito.

ALAIN                          Sim, sim, Com certeza.

VERÔNICA                           Mas ele sente muito?

ALAIN                          Ele se dá conta do que fez. Não tinha noção do tamanho do estrago. Ele só tem onze anos.


VERÔNICA                           Com onze anos, ele já não é nenhum bebê.

Tradução: Eloisa Araújo RIbeiro

(mote vencedor lido por Danielle para o encontro de 02/05/2017)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comprar um poeta, por Afonso Cruz

Homens não choram

Cultura: uma visão antropológica, de Sidney W. Mintz