Esperando Goriot, por Guilherme Preger

Esperando Goriot



- Olá. Quem você está esperando?

  • Goriot.

  • Quem é Goriot? 

  • Goriot é como um Pai para mim. 

  • Ele é seu pai? 

  • Não. Ele é apenas parecido. 

  • Aqui não tem nenhum Goriot. Aqui é uma clínica particular. Você tem algum problema? 

  • Goriot irá me ajudar a vencer o Falso Messias. 

  • Não conheço o Messias. Nem o verdadeiro nem o falso. 

  • É melhor mesmo não conhecer. Por acaso você está com coronavírus? 

  • Não sei o que é isso. 

  • Nunca ouviu falar da Pandemia? 

  • Que Pandemia? 

  • Estranho. Todos conhecem a Pandemia. Por acaso você tem tossido ou sentido febre? 

  • Não sei tossir nem torcer. E nunca senti febre, portanto não sei se estou. 

  • Vou pegar um termômetro. … Aqui está, coloque debaixo do braço, nas axilas, por gentileza. 

  • É gelado!

  • Não faz mal. São três minutos apenas. Você deveria estar usando máscara. 

  • Por que eu usaria máscara se tenho um rosto? Deus nos deu um rosto para não ter que usar máscaras. 

  • Aqui não é igreja. Não sabemos de Deus por aqui. Só acreditamos na ciência. Você tem sua carteira do plano? 

  • Não costumo usar carteiras. Coloco todo dinheiro no bolso. E não acredito em planos. Planos são uma mentira.

  • Eu não acho que planos sejam mentiras. Todos os que vêm aqui tem planos e eles pagam o tratamento. 

  • Ninguém sabe o futuro. Nem o Messias. 

  • Não estou te entendendo. Pode tirar o termômetro. … 37 graus e pouquinho. Você pode estar com febre. 

  • Como assim, posso estar com febre? 

  • 37 graus é incerto. Pode estar e pode não estar com febre. Você deveria estar usando máscara. Irei pegar uma para você. Será uma cortesia. 

  • Eu dispenso a sua cortesia. Posso viver sem máscaras. 

  • Como está a sua garganta? Sente algum incômodo? 

  • Não há nada na minha garganta além de palavras. 

  • Você é mesmo esquisito. Olha, eu se fosse você iria para casa descansar. Fique alguns dias deitado e veja se aparece mais algum sintoma. 

  • Não irei para casa sem Goriot. 

  • Goriot não irá aparecer. Não aqui. Se você tivesse um plano poderíamos fazer um teste sorológico de coronavírus para você ficar mais tranquilo. 

  • Estou tranquilo, mas se tiver que fazer um teste perderei a tranquilidade. Testes me deixam nervoso. 

  • Esse teste seria para o seu bem. Se o teste der negativo, quer dizer que você está saudável. Mas se der positivo, precisará descansar e logo passará. Você é jovem e forte. Não tem mesmo nenhum plano? 

  • Quando Goriot chegar nós teremos um plano. 

  • Ah, ótimo, então Goriot tem um plano? Achei que você não acreditasse. 

  • Eu não acredito em planos, mas acredito em Goriot. E se Goriot tem um plano eu acredito nele, pois é o plano do Goriot. Ele é como um Pai para mim. 

  • Eu gosto desse tipo de sentimento, de respeito pelo Pai.  Pais são importantes, pois nos dão confiança. Qual é o plano dele para saber se temos aqui no sistema? 

  • O plano dele não está em nenhum sistema. É secreto. 

  • Se for secreto não vale de nada. 

  • Contarei apenas para você que é minha amiga. O plano dele é sobre como iremos cancelar o Falso Messias. 

  • Não entendo o que quer dizer. 

  • O plano de Goriot é usarmos a cloroquina. 

  • Já está provado que a cloroquina não funciona. 

  • Contra o Falso Messias funciona. Porque o Falso Messias professou a fé na cloroquina.

  • Que louco! 

  • Não é loucura. É perversidade. Por isso marcamos encontro aqui. Pois há cloroquina nesse lugar. Goriot quem disse. 

  • Não usamos cloroquina contra o coronavírus, mas apenas em outras enfermidades. 

  • A enfermidade do Falso Messias é nefasta e contamina a todos. 

  • Diga-me: o que fez esse tal de Falso Messias? 

  • Ele matou mais de 100.000 pessoas. 

  • Nossa, ele é um monstro! 

  • Sim. Ele é o Anticristo. Você gostaria de se juntar a mim e a Goriot? 

  • Eu não gosto de participar de atividades desse tipo. Mas posso arranjar a cloroquina. De quanto vocês precisam? 

  • Não sei. Apenas Goriot sabe. 

  • E quando virá Goriot? 

  • Não sei. Estou apenas esperando Goriot. 

(Conto apresentado no encontro de 28/08/2020)

Guilherme Preger é escritor de verdade 


   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comprar um poeta, por Afonso Cruz

Cultura: uma visão antropológica, de Sidney W. Mintz

Homens não choram