Live, por Guilherme Preger

Live


Youtuber: Pessoal, estamos abrindo agora a live no nosso canal com o dr. Coriolano, especialista em medicina, que irá nos falar sobre as últimas instruções sobre a pandemia. Boa tarde, dr. Coriolano!


Dr. Coriolano: Boa tarde amigos. É uma felicidade estar dividindo esse espaço aqui com vocês, logo através do espelho digital. 


Youtuber: Dr. Coriolano, nossa comunidade está ansiosa sobre seus aconselhamentos. Queremos saber exatamente durante quanto tempo ainda teremos que aguentar esse confinamento forçado? 


Dr. Coriolano: Construímos dois cenários, um otimista e outro pessimista. Gostaria de começar pelo otimista. Segundo nossos especialistas, deveremos ficar em confinamento até o dia 21 de abril de 2023, às 15h e quarenta e dois minutos, quando o número de infectados alcançará o limiar de  segurança. 


Youtuber: Dr. Coriolano, teremos que ficar confinados até 2023, sem nenhum período de relaxamento? 


Dr. Coriolano: Exatamente, sem período de relaxamento. Esses dados saíram diretamente de nossas modelagens estatísticas por computador. 


Youtuber: E o cenário pessimista, dr. Coriolano? 


Dr. Coriolano: Estou proibido pelas autoridades de compartilhar o cenário pessimista. Fiquemos satisfeitos com o otimista. É o melhor que temos a oferecer. 


Youtuber: Caro Doutor, e o que o sr. nos aconselha a fazer neste tão longo tempo de internamento? 


Dr. Coriolano: Muita ginástica e dieta. Mas procurem não comer muito. Leiam. Vejam tv.  E façam sexo. 


Youtuber: Mas, o sr. deve saber que nem todos têm condições de se manter em isolamento durante tanto tempo. E em relação ao sexo, uma grande quantidade de pessoas está em isolamento na absoluta solidão. 


Dr. Coriolano: Não vejo óbices nessa situação de solidão. Sempre se pode dar um jeito. Há hoje profissionais do sexo que fazem "camming". Com relação aos que não podem fazer ginástica e uma boa dieta, esses infelizmente se tornarão vulneráveis para a epidemia. 


Youtuber: Dr. Coriolano, e aqueles que não conseguirem manter o isolamento porque não têm condições econômicas para tanto? 


Dr. Coriolano: Esses com certeza morrerão mais rapidamente. 


Youtuber: Mas Dr. Coriolano, isso é horrível! 


Dr. Coriolano: A vida é horrível. A morte é sempre um alívio. 


Youtuber: Dr. Coriolano, nosso superchat já está cheio de perguntas para o grande especialista da medicina. A primeira pergunta, de nossa superamiga Camilla Agustini, é: em quanto tempo a ciência encontrará uma vacina para essa epidemia? 

Dr. Coriolano: Nossas simulações computadorizadas indicam que teremos uma vacina pronta em cinco anos, 3 meses e 10 dias. Até lá permaneçam no mais estrito isolamento. 


Youtuber: Ainda bem que temos a ciência, não,  Dr. Coriolano? É a ciência que nos traz esperança. Temos outra pergunta de superchat, de nosso amigo André Salviano: Se nosso sistema médico ultrapassar sua capacidade, a quem devemos atender primeiramente? 


Dr. Coriolano:Quanto a isso a ciência não tem a menor dúvida. Devemos salvar aqueles que têm maior expectativa de vida. Porque esta é a lei natural: a conservação da vida é dependente de sua reprodução. Aqueles que têm mais chances de reproduzirem a espécie, devem ser atendidos com prioridade.


Youtuber: Mas essa decisão não será difícil de se tomar pelos profissioanais da saúde? 


Dr. Coriolano: Os profissionais da saúde não participarão de nenhuma decisão quanto à vida dos pacientes. Seguimos os mais rígidos códigos da ética médica. Foram desenvolvidos algoritmos que farão a análise caso a caso. Os profissionais só entrarão com os dados, com todos os índices orgânicos os pacientes: idade, níveis sanguíneos, comorbidades, condições cardiovasculares. Os algoritmos definirão com precisão a destinação dos leitos e aparelhos disponíveis. 


Youtuber: Dr. Coriolano, como saber se esses algoritmos não podem fazer alguma decisão equivocada? 


Dr. Coriolano:Os algoritmos são muito precisos. Mas é claro que a perfeição não existe e, portanto, há uma mínima possibilidade de erro. Mas esses danos colaterais não ofuscam a qualidade do sistema. Devemos mesmo agradecer por essa pandemia nos pegar num estágio tão avançado de nossa ciência. Em época passadas, as pessoas morriam sem qualquer discriminação. Poderiam morrer gente jovem ou idosa, pessoas comuns e artistas geniais. Não havia seleção. Mas agora temos tecnologia que nos permite decidir de forma ótima. Mas reconhecemos que o ótimo ainda não é o perfeito. Mas como eu disse anteriormente, a medicina não é só uma ciência, mas também uma sabedoria. Devemos reconhecer que a morte é um lance de um jogo maior. E que todo jogo tem vencedores e perdedores. É do jogo. É da Vida. Devemos ser sábios: em nosso mundo tormentoso, a morte é um grande alívio. 


Youtuber: Gostaria de agradecer a presença de dr. Coriolano aqui em nossa live, com suas instruções que chegaram diretamente dos mais poderosos computadores. E quero agora convidar toda nossa comunidade para a próxima live. Entrevistaremos um economista que nos dará as instruções de onde investir nosso dinheiro nesse período tão confuso. Obrigado a todos e boa noite! 

Conto escrito para o encontro de 21/04/2020


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comprar um poeta, por Afonso Cruz

Homens não choram

Cultura: uma visão antropológica, de Sidney W. Mintz