Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2014

Tudo o que parece ser é aquilo que não é - Yassu Noguchi

Imagem
Tudo o que parece ser é aquilo que não é
Não eram os fios brancos que me chamavam a atenção, nem me desagradava o tempo gravado neles. Eu também estava gravado ali, sob o tempo de minhas mãos neles, no caminho percorrido. Eu fazia parte daquele emaranhado de vida. Era, sim, a forma com que, mesmo com o passar de tantos anos, ela passava a mão direita por cima da cabeça para pentear-se, da altura da testa, até o fim do gesto, nas pontas. O que ficou claro para mim nesse momento, não foi perceber a mudança da cor dos cabelos, mas que estive o tempo todo atento a esse movimento.
Não eram as marcas no rosto dela diante do espelho que eu via quando ela fazia isso, era seu olhar de cumplicidade e timidez comigo, sempre seguido de um sorriso. A impressão que eu tenho é que ela sempre se surpreendia com minha contemplação. Eu é que me surpreendia que o mesmo gesto ainda me deixasse assim, perplexo, e desconcertado. De amor.

Conto escrito para o encontro de 29/04/2014


Ha-fu japonesa, mezzo italian…

A felicidade, desesperadamente - André Comte-Sponville

Imagem
Esperar é desejar sem gozar, sem saber e sem poder:A felicidade, desesperadamente, de André Comte-Sponville  Recomendação de livro por Vivian Pizzinga


Se alguém me dissesse que para apaziguar o alívio de uma dor física um bom remedinho seria ler um livro que defende a felicidade no desespero, talvez eu arqueasse as sobrancelhas. Se eu já não tivesse lido o delicioso e pequeno livro do filósofo André Comte-Sponville, A felicidade, desesperadamente,que saiu pela Martins Fontes, em 2005, eu estranharia e, certamente, ficaria curiosa. Ninguém me falou nada e resolvi, esses dias, futucar a estante e logo retirei de lá esse pocketbook do qual é possível dar cabo em 2 horas e é perfeito para dias outonais. O livro é fácil de ler, acessível àqueles que não têm familiaridade com conceitos, autores ou o pensamento filosófico, é sensato e, sobretudo, afetivo. Acompanhar as experimentações de pensamento do autor, para usar seus termos, em conferência proferida em 1999, permite-nos repensar toda ess…

Mote do encontro 29/04/14

Imagem